segunda-feira, 26 de abril de 2010

Economia

Surpreso? De quê? De regressar? Sabíamos que voltaria. Sabemos quem somos, como somos, do que somos feitos. Mas sim, surpreso. De ser capaz de voltar.
Não fui capaz de voltar mais cedo, não quis precisar de voltar. Não quis assumir a dor que hoje me faz cair aqui, agora.

Esta é a minha aula de Economia, as que aprendi na escola da vida. Este é o meu manual. E não é nada disto, senão e apenas, eu.

Ponto de Equilíbrio - o ponto, o momento em que se anulam, melhor dizendo, que se equiparam, as tuas expectativas com os teus desaires, as tuas derrotas, as tuas desilusões. Não se encontra sempre no mesmo local. Consoante cada uma das variaveis esteja mais forte ou mais fraca, o ponto de equilibrio será mais acima ou mais abaixo, mais facil ou dificilmente será calculado. Mas é sempre possível calculá-lo.

Teoria dos Ciclos Económicos - Abre os olhos, desperta. Compreende aquilo que já se sabe há tantos anos. Tudo é cíclico. Depois da grande paixão, do grande amor. Depois da grande felicidade que te arrebata o coração, que te faz gritar de alegria. Depois de subires ao Céu, lembras-te que não voas, que não mereces estar lá. Cais. Tudo te acontece, tudo sofres, tu odeias. Nada te agarra à vida. Não queres mais nada, não precisas do ar que respiras. Choras e soluças. Limpas os olhos envergonhado porque vem gente. Esboças um sorriso miserável com os olhos vermelhos, ao que respondem com o mais piedoso dos sorrisos e olhares desviados. Mas tu sabes, agora sabes, que amanhã és outro Icaro e o voo recomeça novamente.

Balança Externa Superavit - Anima-te! Pudera o País estar como tu. Tu exportas mais do que recebes. Entregas-te em amor, em dedicação, em esforço, em cuidado. Mais do que recebes. És credor de afectos e atenção. Devem-te aquilo que nunca deste por interesse, mas que por cortesia e por justiça, te deveriam ter devolvido em igual medida. Devem-te agradecimentos, reconhecimentos, valor. Mas vendo bem, não deves nada a ninguém. És auto-sustentável e exportador. É o teu prémio de consolação. Keep it for yourself.

Economia - O termo economia vem do grego oikos (casa) enomos (costume ou lei)ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa" (in Wikipedia).
E como tu percebes de administração da casa. Como tu tens sido um administrador dessa casa. Uma casa de fantasmas, dos teus fantasmas. Daqueles que te incitam, que te orientam, que te aconselham. Bela casa.

Mas a casa é feita de paredes. E um Lar é feito de amor.

Sem comentários: